A Gerdau vai reativar a unidade de aço de sua usina em Mogi a partir de março de 2018. Com a reabertura, justificada pela retomada da indústria automotiva no Brasil, serão gerados 110 novos postos de trabalho na aciaria, que tem capacidade instalada de 375 mil toneladas de aços especiais. Atualmente, está em pleno funcionamento na planta a área de transformação mecânica.
Além da unidade de Mogi, a Gerdau possui duas usinas produtoras de aços especiais, em Charqueadas (RS) e Pindamonhangaba (SP), sendo que as três plantas totalizam uma capacidade instalada anual de 1,4 milhão de toneladas, com plenas condições para atender a expansão da demanda da indústria automotiva até 2025.
Localizada na avenida Miguel Gemma, no Jardim Armênia, a Gerdau demitiu mais de 200 funcionários desde o início da crise econômica, em 2015. O processo de laminação, que agora será retomado, foi transferido em 2015 para a unidade de Pindamonhangaba . Na ocasião, a direção da empresa afirmou que a mudança do setor não significava o fechamento da planta. "Essa transferência será temporária, retornando quando houver recuperação dos níveis de demanda no mercado", garantiu a empresa, em nota. A previsão, enfim, acabou se concretizando.
No ano passado, a Gerdau explicou que a redução de postos de trabalho foi o último recurso após a tomada de uma série de medidas para evitá-la. Além disso, o grupo buscava oferecer novas colocações aos colaboradores, cujos perfis são necessários em outras unidades.
Contratação
A empresa ainda vai informar como será o processo de contratação do novo quadro de funcionários, quando essa etapa será iniciada e também se antigos funcionários poderão ser chamados novamente.