A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, recebeu cerca de 60 telas de proteção para caixa d'água de famílias carentes de Guararema. Produzidas pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, as capas são fundamentais para a luta contra o Aedes aegypti.
A entrega dos itens aconteceu na manhã de quarta-feira e faz parte de um conjunto de ações voltadas para a redução do mosquito como: visitas casa a casa, distribuição de repelentes para gestantes, Implantação de Brigadas contra o Aedes nos prédios públicos, o Projeto Agentes Mirins nas escolas, entre outras atividades.
"A instalação das telas de proteção para caixa d'água é fundamental como parte das ações da Secretaria de Saúde, para contenção dos criadouros. Os agentes, durante as visitas de rotina, identificam os imóveis que possuem caixa d'água destampada ou com tampa danificada, gerando uma listagem de endereços que necessitam da telagem das caixas. Com essa medida eliminamos não só os criadouros do solo, mas os criadouros elevados, que muitas vezes passam despercebidos pelo morador," explica Aline de Moraes Sanches Baptista, Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde.
Aline também ressalta que a caixa d'água é um propício foco transmissor, além de ser um recipiente fixo e não passível de remoção. "A telagem é um meio de baixo custo e que gera bons resultados", conta Aline.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guararema, Vanessa Noronha Leite, essa participação é extremamente importante. "Ficamos satisfeitos em colaborar com as famílias que não estão em condições de comprar uma tampa", conclui.