A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as com as visitas de casa em casa para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika. Os trabalhos são feitos sempre aos sábados, das 9 às 14 horas.
No segundo semestre deste ano, as ações tiveram início na primeira semana de setembro e, desde então, mais de 30 mil imóveis foram vistoriados. O objetivo da secretaria é realizar o trabalho preventivo para evitar que a população sofra com novos casos de dengue na cidade, por acumulo de água parada.
Durante os mutirões, os servidores passam em todas as residências e também nos comércios fazendo orientações, distribuindo panfletos e verificando a existência de possíveis criadouros do mosquito.
Além disso, a secretaria ressalta que também tem promovido diversas palestras e oficinas educativas nas escolas, nos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras), bem como encontros com lideranças comunitárias para falar sobre o assunto.
Números
Neste ano, de janeiro a outubro, Itaquá registrou a suspeita 547 casos de dengue. Deste total, 118 foram confirmados como autóctones (quando a contaminação acontece dentro do município) e quatro como importados (de outras localidades).
No mesmo período em 2015, o número de casos suspeitos chegou a 2.098. Na época, 1.282 casos foram confirmados como autóctones e outros 15 importados.
"No início do ano fizemos a contração de mais agentes comunitários de saúde e os capacitamos para nos ajudar nessa guerra contra o mosquito, e são eles que têm feito o trabalho casa a casa", frisou o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).