A Câmara de Itaquaquecetuba foi a mais concorrida entre as dez cidades do Alto Tietê nas eleições deste ano. Foram mais de 500 candidatos pleiteando as 19 vagas do Legislativo. E dos atuais vereadores, apenas sete permanecerão na Câmara em 2017. Destaque para Arnô Ribeiro Novaes (PSDB), o Arnô Cabeleireiro, que foi o mais votado com 2.940 votos, e seguirá para seu terceiro mandato. Também continuaram no Legislativo, Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital; Celso Heraldo dos Reis (PSDB); Maria Aparecida Monteiro Rodrigues da Fonseca (PR), a Cidinha Assistente Social; Luiz Otávio da Silva (PTB), o Luizão; Roberto Letrista de Oliveira (PSDB), e Rolgaciano Fernandes Almeida (PTN).
Representantes do partido do prefeito Mamoru Nakashima, os tucanos reeleitos juntamente com Roberto Carlos Nascimento Tito, o Carlinhos da Minercal, e João Batista Pereira de Souza, o Pelé da Sucata, formarão a maior bancada no Legislativo de Itaquá para o mandato que começa no próximo ano e termina apenas em 2020.
Completam a lista de vereadores da nova Legislatura, Armando Tavares dos Santos Neto (PR), o Armando Neto; Carlos Alberto Santiago Gomes Barbosa (PSD), o Santiago; Alexandre de Oliveira Silva (SD), o Xandão; Aparecida Barbosa da Silva Neves (PTB), a Cida da Fisioterapia; David Ribeiro da Silva (PPS), o David Neto; Edson Rodrigues (PTN), o Dr. Edson da Paiol; César Diniz de Souza (PT do B), o Cesinha da Associação; Edvando Ferreira de Jesus (PSD), o Vandão do Estouro; Valdir Ferreira da Silva (PSD), o Valdir da Farmácia, e Elio de Araújo (PT do B), o Elinho.
A derrota de sete candidatos a reeleição na votação de ontem contribuiu para a nova composição do Legislativo, a partir de janeiro do ano que vem: Val do Mercado (PTB), Tonho da Quadra (PSL), Carlinhos do Bar (PTB), Firmino Firmeza (SD), Wilson Pirata (PTB), Henrique (PT) e Professor Gilberto Tico (PSL). Dois deles também se arriscaram na disputa pelo Executivo: Silvani de Paula Lima (PP) e Roque Levi Santos Tavares (PSD), o Dr. Roque. Já o vereador Mário Charutinho (SD) será o vice-prefeito de Mamoru Nakashima no próximo mandato. (K.B.)