Apenas nos seis primeiros meses deste ano, a Polícia Civil do Alto Tietê prendeu 261 traficantes de drogas (em média, três por dia). Somadas às 282 prisões feitas pela Polícia Militar da região, 543 foram presos por tráfico de drogas. Os dados foram divulgados pelo delegado seccional Marcos Batalha durante a inauguração do prédio da Divisão de Investigação de Entorpecentes (Dise) e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), no Mogilar.
De acordo com Batalha, o objetivo da Polícia Civil é dobrar a prisão por tráfico de drogas na região. "O interessante desse prédio é que ele fica localizado em um ponto estratégico. O Dise e o Garra são extremamente operacionais e precisam promover o deslocamento muito rápido para qualquer ponto da região. O fato de receber uma casa nova também despertou nossa atenção para a estrutura. Estamos enviando mais funcionários e remanejando algumas viaturas para aumentar o número da frota. Nossa meta é dobrar a quantidade de prisões de traficantes", destacou.
Batalha afirmou que o novo prédio atende às necessidades da Polícia Civil e traz mais conforto aos policiais. "Na semana passada prendemos 20 traficantes em um único dia. Nossa prioridade é o combate ao tráfico de drogas, pois o consumo é o carro chefe para o cometimento de outros delitos. Sem falar que as drogas estão destruindo os jovens e famílias. Quando assumimos, a Polícia Civil fazia uma média de oito flagrantes de tráfico por mês, agora fazemos 80", disse.
A próxima mudança que deve ser promovida pela Polícia Civil será do prédio do Setor de Investigações Gerais (SIG), localizado em Brás Cubas. Batalha contou que está em busca de um novo local para instalar o serviço.
O diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), delegado Albano David Fernandes, informou que a Dise de Mogi fará um trabalho pioneiro no Estado. "Temos diversos projetos sociais, não só de repressão e prisão, mas como de educação e prevenção ao uso de entorpecentes. Esse projeto vai nascer em Mogi, tendo em vista essa parceria com a prefeitura. Vamos desenvolver palestras para as famílias que queiram lidar com um parente que faz uso de drogas ou para orientá-las de como fazer para que os jovens não façam uso de entorpecentes. Isso ajuda os policias a evitarem prisões e o uso da drogas", ressaltou.
O prédio da Dise do Garra foi reformado por R$ 50 mil pelo proprietário do imóvel. O aluguel de R$ 11,6 mil por mês será bancado pela prefeitura, assim como despesas de água e energia elétrica. O prédio recebeu um auditório e celas para abrigar provisoriamente pessoas detida.