A parceria entre as equipes responsáveis pelo atendimento de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Caiuby e do Centro de Saúde 24 horas com o Santa Marcelina tem sido determinante para agilizar o atendimento e salvar vidas em Itaquaquecetuba. Os protocolos adotados e a ligação direta entre as unidades de saúde da prefeitura com a do Estado têm otimizado os serviços e se tornado referência para os outros municípios da região, como Suzano, Poá e Ferraz, que tem buscado atendimento na cidade.
Essa semana uma equipe técnica do Santa Marcelina visitou a UPA Caiuby para conhecer as instalações e a rotina de trabalho no equipamento municipal. O grupo foi recepcionado pelos diretores da UPA, Humberto Nakamura e Gizelia Lopes Duque, bem como o responsável técnico da enfermagem, Jucelio Raimundo Zatta. Entre os técnicos do Santa Marcelina estava a engenheira clínica Danila Terzioglio, a gestora de apoio técnico assistencial Michele Andrade Modesto, o supervisor de suprimentos Fernando Rafael, a irmã Claudia Silvia e a supervisora de enfermagem, Heliane Costa.
"A implantação da UPA e do Centro 24 horas melhorou muito o nosso trabalho no Santa. Eles são a nossa retaguarda para os casos de menor complexidade. Essa parceria tem dado certo e as nossas portas estão abertas para ajudar no que for preciso. Vamos continuar estudando alinhamentos para melhorar ainda mais esse suporte", relatou a supervisora Heliane.
O diretor clínico da UPA, Humberto Nakamura ressaltou que a visita foi importante também para falar sobre a padronização do fluxo de atendimento e a vontade da administração municipal - por parte do prefeito Mamoru Nashima (PSDB) e do secretário de Saúde, Willian Harada - em continuar investindo num atendimento cada vez mais qualificado em Itaquá.