Compartilhe
A falta de manutenção no túnel que liga os bairros Jardim Maitê e Jardim Luela, em Suzano, preocupa os moradores. O local está com rachaduras e goteiras e a iluminação está precária. A umidade e a sujeira na passagem subterrânea também foram destacadas, pois a situação está formando lodo e deixando o piso escorregadio para os pedestres.
A Secretaria de Serviços e Manutenção informou que já foi realizada vistoria técnica no local e garantiu que os serviços de melhorias serão feitos nas próximas semanas, porém, não deu prazos.
Enquanto os serviços não são executados, a comunidade também sofre com os riscos de acidentes e a falta de segurança. "Uma idosa escorregou e caiu lá dentro, por causa de uma camada de lodo. Ela teve que esperar alguém passar para ajudá-la a levantar", lembrou o pedreiro Damião Alves da Silva, 45 anos.
"A situação está péssima. Tem muita goteira e já vi até rachaduras lá dentro", avaliou o motorista Luciano Fernandes Sales, 40. Ele ainda lembrou da dificuldade que existe para transitar muita gente no espaço, que é estreito, principalmente nos horários de entrada e saída de escola, quando muitos estudantes utilizam o local. "Se tem alguém vindo de bicicleta, por exemplo, já não dá para passar muita gente, porque o local é pequeno demais", observou.
O túnel também faz parte do trajeto do pedreiro Robson José Siqueira, 36. Ele passa pelo local de bicicleta e também sente dificuldades. "De bicicleta quase não dá para passar. O meu irmão, inclusive, quase foi atropelado. Se vem um carro, não cabe. E no calçamento também é difícil, porque é estreito e não dá para passar junto com os pedestres", contou.
A reportagem do Dat esteve no local e viu também que, das seis lâmpadas instaladas dentro do túnel, apenas uma funciona. "A iluminação é precária e dá muito medo de passar aqui à noite", disse a cabeleireira Sandra Santos, 39.
Outra mulher que pediu para ter a identidade preservada contou à reportagem que já presenciou diversos assaltos no local. "Os bandidos aproveitam a falta de iluminação para assaltar os estudantes que passam por aqui à noite", denunciou.