Pelo terceiro ano seguido, o Colégio Guarani de Mogi das Cruzes participa da edição do Parlamento Estudantil. O programa promovido pela Câmara Municipal, que existe há oito anos, consiste em oferecer aos estudantes de escolas públicas e particulares uma simulação da atividade legislativa.
Com as inscrições encerradas desde o último dia 23, os alunos participantes prepararam um projeto de lei individualmente, obedecendo a critérios estabelecidos pelo programa. Ao todo, foram selecionados 46 alunos, sendo 23 da categoria Ensino Fundamental e outros 23 do Ensino Médio. A oitava edição será realizada entre os dias 6 e 10 de junho.
De acordo com a coordenadora pedagógica do colégio, Luiza Elena de Souza, o programa tem como objetivo estimular os jovens desde cedo a ter vontade de tomar conhecimento das leis do município onde moram, de forma consciente e responsável. "Além do programa realizado pela Câmara, o colégio faz um trabalho interdisciplinar do tema", comentou a coordenadora. "Ali o estudante tem a oportunidade de apresentar o seu projeto de melhoria para o município, e partir disso, será discutido o assunto dentro da sala de aula", completou.
Ainda segundo a coordenadora, nesta edição foram apresentados 260 projetos do Ensino Fundamental e Médio, que vão ser analisados pela Câmara. "Este ano, será a terceira edição seguida que o colégio participa, e o melhor, nas últimas duas edições, realizadas em 2014 e 2015, nós tivemos representantes eleitos com projetos de lei selecionados", ressalta Luiza (V.F).
Texto sob supervisão do editor.