Compartilhe
As fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Poá deixaram consequências e até hoje os moradores sentem medo de novos deslizamentos como ocorreu em março, na rua Chavantes, na Vila Perrelli. Uma casa ficou soterrada e outras duas foram interditadas pela Defesa Civil. Acontece que os vizinhos do morro que deslizou afirmam que, há anos, solicitam a construção de um muro de arrimo, que poderia até ter evitado o acidente de dois meses atrás.
É possível notar que quase nada foi feito no local e que a área que deslizou continua oferecendo riscos de mais problemas com a frequência das chuvas dos últimos dias e tem assustado um dos moradores. "O barranco cedeu dia 11 de março e até hoje ninguém tomou uma providência", afirmou Paulo Henrique Alves Nunes, de 43 anos, que mora nas imediações. A reivindicação é antiga. Ele afirma que a solicitação para a construção de um muro de arrimo existe desde a gestão anterior. "Quando aconteceu o acidente, prometeram que esse muro seria construído em abril, mas já estamos chegando no final de maio e não recebemos nem uma satisfação".
A reportagem do Dat entrou em contato com a Prefeitura de Poá, que ficou de dar um posicionamento nos próximos dias.
Na época em que o morro deslizou, três famílias ficaram desabrigadas. Um imóvel ficou completamente soterrado e os moradores perderam até um automóvel que ficou embaixo da terra. Por sorte ninguém se feriu no momento em que o morro veio abaixo. A família que vivia no local conseguiu ouvir o estrondo quando as árvores começaram a cair e correram para um cômodo nos fundos que não foi atingido. Na casa havia um casal e duas crianças. Até hoje, quem passa pelo local não consegue identificar que há um imóvel naquela área, pois a região foi tomada por terra.
Paulo Henrique alertou para novos acidentes. "Estamos preocupados com a situação, porque com essas chuvas frequentes vemos que está caindo terra na rua. É perigoso acontecer mais um deslizamento e gerar todo aquele transtorno de novo", disse. "Nós pagamos impostos e temos direito de ter, pelo menos, uma infraestrutura segura", disse.
Cidades
Alto Tietê recebe curso gratuito de guia especializado em atrativo turístico cultural
Cultura
6º Festival de Arte em Cerâmica de Guararema segue com exposição e oficinas
Cultura
Exposição Palavras abre convite para artistas mulheres de Mogi
Cidades
Balanço da Educação destaca preparo de 2,8 milhões de refeições para estudantes