Compartilhe
A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba realizou recentemente a formação do Programa Ler e Escrever para aproximadamente 40 assessores de Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e das escolas de período integral, do Sistema Municipal de Ensino, no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).
O objetivo do evento foi discutir o conteúdo do programa, constituído por questões relacionadas aos processos de alfabetização, leitura e escrita dos alunos. Os especialistas da Coordenadoria Pedagógica da Educação desenvolveram dinâmicas durante a formação, com atividades de dobradura, leitura compartilhada com a crônica "O lixo", do escritor e cartunista Luiz Fernando Veríssimo e também apresentaram os gêneros textuais e orientaram sobre o uso do material didático Ler e Escrever do 4º e 5º ano.
É pela constante avaliação dos alunos e elaboração de diagnósticos que se obtém o resultado da aplicação do Programa. "Esta iniciativa traz muitos pontos positivos: busca alfabetizar as crianças e garantir as competências necessárias para que elas compreendam o discurso oral e escrito, além das diferentes situações comunicativas e os conceitos matemáticos", comentou o prefeito municipal, Dr. Mamoru Nakashima.
A formação uniu prática e teoria. Primeiro os participantes fizeram uma interpretação sobre os resíduos depositados em quatro cestos de lixo. Em seguida, reunidos em grupo, expressaram de forma oral e escrita os desafios que enfrentaram durante a dinâmica, sempre abordando as várias áreas do conhecimento: matemática, artes, língua portuguesa, geografia, meio ambiente e ciências. A intenção do evento foi mostrar aos profissionais as inúmeras formas de usar o material do programa.
Cultura
SESI Mogi das Cruzes recebe show gratuito do Coletivo Mutum nesta sexta (08)
Cidades
GCM de Itaquá desarticula duas casas-bomba e apreende mais de 4 mil entorpecentes
Cidades
Guararema recebe Festa de São Benedito na Praça 9 de Julho
Cidades
Poá promove Mutirão de Empregos com mais de 1,9 mil vagas nesta quinta (14)