O vereador de Poá, Deneval Dias (PRB), acredita que os problemas em relação à sujeira e abrigos irregulares que existem embaixo do viaduto do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), em Calmon Viana, podem ser resolvidos de forma conjunta entre a prefeitura e a Concessionária SPMar, que é a empresa responsável pela obra no anel viário. A administração municipal informou que já realiza patrulhamentos diários no local.
Conforme o Grupo Mogi News informou no último domingo, naquele espaço o chão está tomado por entulho, pneus e muito lixo. O local, além de receber os resíduos descartados de forma irregular, abriga também moradores de rua, que segundo as pessoas que residem nas proximidades tem causado transtornos aos pedestres que circulam pelo trecho.
Ainda de acordo com o vereador, que faz parte da Comissão Permanente de Segurança Pública do município, essa situação é motivo de comunicar a Concessionária SPMar para que cumpra com as suas obrigações e, caso isso não ocorra, cabe ao chefe do Poder Executivo da cidade estabelecer o que deve ser feito.
"A prefeitura teria que notificar a SPMar, responsável por aquela área, a tomar uma providência em relação à limpeza geral do espaço e para que também, não permita, que barracos sejam construídos naquela área", afirmou Dias.
Outra situação preocupante naquele trecho, segundo os moradores próximos, são os assaltos ocorrentes, principalmente no período da noite, e a venda de drogas e a presença de usuários que o lugar passou a abrigar. "Sobre essa situação, apenas cabe a Câmara, fiscalizar a área, o que já tem sido feito", argumentou o vereador.
Ainda sobre a segurança no local, Dias explicou que é preciso averiguar antes a área, para então, decidir o que deve ser feito para solucionar o problema. "A gente não pode afirmar que são os próprios sem-tetos e usuários de drogas, que praticam assaltos no local", comentou. "É preciso ir mais a fundo e investigar o que está acontecendo naquele espaço situado próximo ao viaduto e, a partir disso, providenciar uma solução", completou.