A Prefeitura de Suzano vai investir R$ 12 milhões na reurbanização do Miguel Badra Planalto. O anúncio da obra foi feito pela secretária de Obras e Infraestrutura, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, na tarde de ontem, durante coletiva de Imprensa, realizada no Paço Municipal. O projeto, que vai beneficiar mais de 10 mil pessoas direta e indiretamente, prevê o reassentamento de 162 famílias, que atualmente residem em situação de risco e precariedade. A ordem de serviço para início dos trabalhos será assinada amanhã.
Segundo Carminha, a área de intervenção é de aproximadamente 300 mil metros quadrados. O projeto compreende a regularização fundiária do local, bem como serviços de drenagem, implantação de redes de água e esgoto, iluminação pública, pavimentação e implantação de área de lazer (praça).
"Essa é mais uma grande conquista daquela região e do nosso governo. Temos em andamento as obras de reurbanização do Badra Jaguari e agora vamos iniciar os trabalhos do Badra Planalto, que vai levar aos moradores infraestrutura e mais, mudará a realidade de 162 famílias que serão reassentadas e terão mais qualidade de vida", disse a secretária.
O reassentamento das famílias que hoje vivem em áreas de risco e situação insalubre será feito com unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida", no Empreendimento Bosque das Flores, que já está sendo construído e deve ficar pronto em agosto. A ideia, de acordo com Carminha, é que as obras iniciem pelos trechos em que não estão previstas remoções.  "Serão três frentes de trabalho acontecendo ao mesmo tempo e vamos tomar a devida cautela de não iniciar esses serviços nas áreas onde existam famílias que serão reassentadas", concluiu.
No total, 21 vias receberão obras no Miguel Badra Planalto. São elas: Daniel dos Santos, Morikichi Tokumoto, Emília Barrada Simões, Particular "A", Particular "B", Cento e Quarenta e Nove, Particular "H", Particular "I", Projetada "7", Particular "M", Particular "N", Particular "T", Viela 7, Particular "S", Rua 154, Proposta 6 (calçadão), Particular "O" (calçadão), Particular "Q" (calçadão), Particular "P" (calçadão) e Particular "R" (calçadão).
O Consórcio InfraSuzano Engenharia e Construção Ltda. será a empresa responsável pela obra, que está sendo custeada com repasse de R$ 10 milhões do Ministério das Cidades e o restante de contrapartida do governo municipal. A partir da assinatura da ordem de serviço, que será realizada hoje, a previsão de prazo para execução da obra é de 12 meses.