Teve início na manhã de ontem a remoção de aproximadamente 700 carcaças de veículos que estão no já desativado Pátio do Jardim Monte Cristo e que tiveram suas peças furtadas ao longo dos últimos anos por bandidos que invadem o local diariamente. A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, conquistou, com o amparo legal da Justiça, autorização para leiloar todos os veículos do espaço. Com isso, a Administração Municipal atende uma reivindicação antiga dos moradores do bairro.
O fechamento do Pátio do Monte Cristo é uma determinação do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), que desde o início de sua gestão, quando herdou o espaço ainda em funcionamento, assumiu um compromisso com a população no sentido de garantir mais segurança, mobilidade, além acabar com os focos de dengue no local. As medidas para oferecer esses benefícios começaram a ser tomadas mais de três anos após as promessas do tucano.
Na manhã de ontem, o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, esteve no espaço acompanhando o início das operações. "A empresa que arrematou os carros tem um prazo de 30 dias para terminar o trabalho, porém, acredito que pelo andamento das atividades aqui, em dez dias tudo estará finalizado. Já foram retirados até o momento cinco caminhões cheios, porém, até o final do dia a expectativa é que sejam feitas 40 viagens".
Galo comentou que a retirada das carcaças de veículos é uma conquista para a cidade e principalmente para os moradores do entorno que conviviam com problemas de assalto, além da grande preocupação de acúmulo de água parada. "Ao lado do pátio temos uma escola municipal e uma unidade de saúde, fatores esses determinantes para que conquistássemos o direito na Justiça de leiloar os veículos", argumentou.
Ao final dos trabalhos será feita a limpeza total do espaço e seu devido fechamento para que no futuro a área possa ser utilizada para a convivência pública, em um local preservado. "Temos um projeto para implantar aqui, em parceria com a Secretaria de Serviços e Manutenção, um viveiro com aproximadamente 19 mil mudas de diferentes espécies de plantas prontas para o plantio. Será uma contribuição grandiosa relacionada as áreas de meio ambiente", comentou.
Atualmente, Suzano conta com dois pátios, ambos na região da Casa Branca. Aproximadamente 2,9 mil veículos e 1,4 mil motocicletas estão retidos em ambos os espaços. Periodicamente, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana promove leilões para desocupar os dois locais.
Os leilões desses materiais são feitos em média semestralmente, sendo vendidos os lotes como sucata para pessoas previamente cadastradas junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).