Com oficinas culturais, recreação e incentivo à pratica de esportes, o "Dia de Lazer e Alegria", promovido pela Prefeitura de Suzano ontem, na Praça das Flores e na avenida Paulo Portela, mostrou que as atividades programadas para o aniversário da cidade não são apenas de festa: dá para aprender, ensinar e se divertir.
Durante todo o dia, as crianças pintaram os rostos e brincaram com aquarela, os adolescentes participaram de aulas de artes e praticaram esportes como vôlei e Muay Thai, e os adultos tiveram à disposição serviços de qualificação profissional, além de todos terem feito uma viagem no mundo por meio das diferentes especialidades gastronômicas oferecidas nos food trucks. A programação contou ainda com o show infantil "Frozen - uma aventura congelante", apresentação da dupla suzanense, "Marcos e Bueno" e dos alunos do Centro de Formação Artística e Cultural.
O secretário de Cultura da cidade, Suami Azevedo, ressaltou a importância dessas ações no calendário municipal. "A nossa preocupação sempre foi atuar não só como formador de público, mas também com a formação artística e cultural, e atividades como essa possibilitam que os alunos do centro de formação se apresentem e todos tenham acesso ao trabalho que é desenvolvido", diz.
Além das oficinas para crianças acima dos dez anos, adolescentes e adultos, a pasta também levou para a festa um planetário e auxiliou no apoio e na orientação dos brinquedos infláveis disponíveis durante todo o dia.
Já a Secretaria de Esportes se fez presente mostrando a importância da prática de atividades físicas e destacou a diversidade de opções.
Foram oito quadras disponíveis, sendo quatro para voleibol e quatro para futsal, zumba, jogos de mesa, além de tatames para artes marciais e a aula aberta de dança com a turma da terceira idade.
"Hoje o nosso objetivo é incentivar cada vez mais crianças e jovens à praticarem esportes e entenderem a importância deles, formando novos atletas", diz o Diretor de Esportes do município, Rodolfo de Matteu.
A expectativa da prefeitura era atrair 15 mil pessoas durante todo o dia.