A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos iniciou ontem a Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer Bucal e HPV. A ação será realizada até o dia 20 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade que contam com atendimento odontológico e tem como público alvo os grupos de risco da H1N1, com ênfase nos jovens e idosos.
De acordo com a pasta, é esperado examinar pelo menos 30% dos ferrazenses que forem procurar a vacina para a Influenza A , quem tem como alvo crianças entre 6 meses e 4 anos e 9 meses de idade, pessoas com 60 anos ou mais de idade, as gestantes, pessoas que têm diabetes, hipertensão, é soropositiva, tem sífilis, câncer ou asma, puérperas (mulheres que deram a luz ha menos de seis semanas) e os indígenas, porém, Ferraz focará nos jovens e idosos.
Além disso, de acordo com a Associação de Brasileira de Cirurgiões - dentistas (ABCD), o câncer bucal tem aumentado em jovens pelo contato sexual desprotegido. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica alguns fatores de risco que também podem justificar este tipo de câncer como o uso do tabaco, álcool, o vírus do HPV, a radiação solar, a higiene feita de forma incorreta e uma dieta pobre em vitaminas, minerais e rica em gordura.
"É uma doença séria que tem formas de se desenvolver e se os funcionários da Saúde ferrazense identificarem uma suspeita deste câncer, eles encaminharão o paciente para o Estado. Por isso estamos sensibilizados com esta luta e queremos não só oferecer orientações mas também acompanhamento e até programas para esta prevenção", afirma o prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto.