A Prefeitura de Suzano fez um aditivo ao contrato com a Radial Transporte, que detém a concessão do transporte público municipal, no valor de R$ 6,5 milhões para continuar oferecendo passe livre para os estudantes até o final do ano. A publicação foi feita ontem. No total, mais de 6 mil alunos são beneficiados pela gratuidade da passagem.
O Passe Livre Estudantil foi criado pela prefeitura em 2013 com o objetivo de garantir aos estudantes o direito ao acesso à educação. O benefício é destinado aos alunos que moram em Suzano, matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e que residem a mais de dois quilômetros de distância da instituição de ensino ou do local de transbordo (estação ferroviária, por exemplo).
Os alunos podem utilizar qualquer um dos 120 ônibus da Radial que circulam pelo município e transportam mais de 27 mil pessoas por dia.
A Central do Passe Livre fica no Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, que está localizado na avenida Jorge Bei Maluf. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 16 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas.
Região
Além de Suzano, no Alto Tietê, apenas Poá conta com passe livre para estudantes desde o ano passado. Nas duas cidades, o cadastro para receber o cartão que garante a gratuidade deve ser feito semestralmente durante período estabelecido pelas administrações municipais.