Para comemorar o Dia Mundial do Sorriso, a Oscip Turma do Bem, realizará nesta quinta-feira, por meio do programa Dentista do Bem, a quarta edição da "Maior Triagem Oncológica do Mundo". A ação ocorrerá simultaneamente em 300 municípios do Brasil, entre eles Mogi das Cruzes, além de outros dez países da América Latina.
Em Mogi, a seletiva para o tratamento odontológico gratuito aos jovens de baixa renda será realizada das 8h30 às 14 horas, na sede da Organização Não Governamental (ONG) "Resgatando Vidas", situada na avenida Japão, 3.534, no Jardim Lair. A triagem será aberta para a população.
Poderão participar da iniciativa os jovens com idade entre 11 e 17 anos. Para receber o atendimento é necessário que o adolescente esteja acompanhado de um responsável e tenha em mãos o RG, além dos comprovantes de residência e de matrícula em escola pública.
De acordo com a coordenadora regional da Turma do Bem, Roberta Suelly Spinosa, o objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. "Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade", ressaltou.
O tratamento
Neste primeiro momento será realizada apenas a triagem dos pacientes, na qual o dentista realizará um exame visual da condição bucal de cada jovem e preencherá uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
Após este processo será elaborado um dossiê de cada jovem, e a seleção do paciente é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Na sequência, cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.