Moradores da Vila Rubens, em Mogi das Cruzes, reclamam de problemas no serviço de captação de água da chuva na região. Em dias chuvosos, a água em excesso desce pela rua Benedito Sérvulo Santana, na Vila Lavínia, atravessa a avenida Francisco Ferreira Lopes, vai parar nas calçadas, chegando até as residências localizadas na rua Vereador Dr. Fernando de Oliveira. No bairro há um sistema de captação de água próximo à avenida, que serve para impedir que a água do bairro desça, mas isto não ocorre.
Segundo o morador Henrique Gonçalves, o problema persiste há cerca de 20 anos. "Diversos moradores da Vila Rubens chegaram a elevar a estrutura da frente da casa para evitar que a água entre nos dias chuvosos", comenta.
A reportagem encontrou em contato com a administração municipal que, em resposta, afirmou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem realizando intervenções pontuais buscando a melhoria da drenagem na região. Segundo a pasta, este trabalho compreende a implantação de bocas de lobo e a manutenção constante, com limpeza do sistema de drenagem. No entanto, em chuvas mais fortes, o volume de água vindo da Vila Lavínia pode ser maior que a capacidade do sistema. Ainda, segundo a Secretaria, no momento, não há previsão de obras na região. (*Estagiária sob supervisão do editor).