A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes prorrogou até hoje o cadastramento de pacientes acamados para a aplicação da vacina contra a Influenza em domicílio, trabalho que será realizado no sábado, junto com o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. O cadastramento dos pacientes acamados deve ser feito junto à Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4798-6768.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 30 de abril e 20 de maio, com o Dia D marcado para sábado, quando todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas das 8 às 17 horas. Em função do aumento no número de casos, a imunização foi antecipada na Região Metropolitana de São Paulo, sendo que Mogi já imunizou 61,05% do total estimado para os grupos prioritários.
O índice corresponde a 49.755 pessoas imunizadas, entre as quais estão 13.718 crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); 2.285 gestantes; 7.719 trabalhadores de saúde e 26.033 idosos. Desde segunda-feira (18/4), estão sendo vacinados também portadores de doenças crônicas elencadas pelo Ministério Público, puérperas e indígenas.
A nova vacina protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane) e a antecipação da imunização é uma forma de prevenir o avanço dos casos no Estado de São Paulo. Em Mogi, até o momento, foram notificados 54 casos suspeitos, dos quais três casos foram confirmados, incluindo um óbito. Outro óbito está sendo investigado.
Em 2016, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe contemplará os mesmos grupos dos anos anteriores: crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres no período pós-parto, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde com indicação médica e população indígena.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente.