Luciana Moraes de Farias, desde criança, trouxe com ela a vontade de defender as pessoas. Nascida em Suzano, numa família de advogados, nunca teve dúvidas do que queria ser.
Desde o primeiro ano do curso de Direito, buscou trabalhar na área, por meio de estágios voluntários, atuando em vários segmentos, para um conhecimento mais amplo e melhor direcionamento. Se formou aos 21 anos e, em seguida, já começou a advogar no próprio escritório, em 2000. Luciana é advogada militante em Direito Previdenciário e Trabalhista, mas seu escritório conta com uma equipe que atua em todas as áreas do direito.
Em 2007, fez mestrado e iniciou sua carreira acadêmica, ministrando aulas na Uniesp Suzano e em diversos cursos de pós-graduação e na Escola Superior de Advocacia (ESA). Hoje, ela possui a sua própria escola, a Luciana Farias Cursos Jurídicos, com sede em Suzano, cidade na qual possui seu escritório. A escola, porém, está presente em todo o Brasil, oferecendo pós-graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho e cursos de extensão na área jurídica. “Sempre quis montar uma escola e agora tive a possibilidade de concretizar esse sonho”, diz.
Além disso, a dedicação e o trabalho de excelência fizeram com que ela se sobressaísse também nos trabalhos institucionais. Foi presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB Subseção de Suzano, em 2008, Diretora do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape) e, em 2015, eleita Presidente da Diretoria do Conselho Federal do Iape. Ela também foi eleita a advogada do ano pela OAB de Suzano no mesmo ano.