Hoje, às 9 horas, será lançada em Mogi das Cruzes a Rota da Luz SP, uma nova rota turística para peregrinos com destino à cidade de Aparecida. O trajeto faz parte do programa Programa Caminha São Paulo, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo. O ponto de partida será na cidade e outros oito municípios estão envolvidos. Serão percorridos, ao total, 194 km.
Com o novo trajeto, os caminhantes passarão por um percurso mais seguro, que possibilitará, além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades participantes. "Esta será uma oportunidade para que os romeiros, que antes seguiam pela Via Dutra, possam conhecer nossa cidade e seus mais diversos atrativos. Mogi tem um grande potencial turístico e vocação para o turismo de um dia", destacou o prefeito Marco Bertaiolli. Em março, a cidade recebeu o lançamento do novo formato do projeto Turismo do Saber.
Em Mogi das Cruzes, o trajeto será de 27,2 km e começará no Parque Centenário, ponto de partida da rota, passando pelo Distrito de Sabaúna com destino à Guararema. O percurso passará ainda por outras oito cidades, entre elas Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. O Programa Caminha São Paulo já conta com a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.
Todo o percurso será sinalizado com placas indicativas e os caminhantes poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular (QR Code), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site www.rotadaluzsp.com.br.
No endereço, os caminhantes também encontram informações sobre as cidades participantes e orientações.