Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura de Mogi das Cruzes tomaram posse na última quinta-feira, na Escola de Governo e Gestão, para um mandato de dois anos. O novo presidente da Cipa é Edson Luiz Teixeira, secretário municipal adjunto de Serviços Urbanos. O secretário municipal de Gestão, Marcos Regueiro, participou da posse dos cipeiros.
A Cipa faz parte das ações adotadas pela administração municipal para a valorização do servidor público. "A Prefeitura tem feito investimentos constantes para que os funcionários trabalhem com segurança e, neste sentido, a Cipa desempenha um papel muito importante. Quero desejar muito sucesso a todos os cipeiros, pois a construção de melhores condições de trabalho é um processo conjunto e uma conquista diária", salientou o secretário municipal de Gestão, Regueiro.
Criada em 2009, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho realiza ações como conscientização, palestras e ações práticas sobre o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), prevenção de acidentes e qualidade de vida. Também faz inspeções nos locais de trabalho dos servidores para verificar as condições de segurança e sugerir adequações para melhoria das condições e conscientização dos próprios servidores.
A Cipa da Prefeitura de Mogi das Cruzes é formada por 26 integrantes, tendo sido 13 eleitos e outros 13 indicados pela administração municipal. No Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae), são seis componentes no total - três eleitos e três indicados. O voto para a escolha dos membros é secreto e por meio eletrônico. O método permite acesso fácil a servidores de unidades descentralizadas da administração, como escolas, postos de saúde e administrações regionais.