Ensinar sempre foi a missão de Iara Lucia Cardoso Alves Rangel. Tudo começou quando ela tinha 15 anos e dava aulas particulares em casa para as crianças do bairro.
Ela até tentou mudar de área, ingressando na faculdade de Medicina, mas não teve condições de continuar e percebeu que tinha vindo mesmo com o propósito de ser professora. Sua trajetória na Educação foi bastante intensa, passando por escolas estaduais particulares e universidades, enfrentando muitas dificuldades, mas também adquirindo experiências e conquistas profissionais. Ela, inclusive, teve uma escola de educação infantil própria.
Mãe de Rodrigo, 38, Mariana, 34, e Mayara, 24, Iara acredita que conseguiu cumprir sua missão, já que criou os filhos totalmente sozinha, com muito esforço e trabalho duro. Aos 64 anos de idade, casada e avó de dois netos – com um terceiro a caminho –, incluindo mais quatro da parte do atual marido, Luiz Francisco, essa Mulher de Expressão ainda tem um pique de trabalho intenso. Hoje, ela é sócia da BRVANT Soluções Tecnológicas, que mantém o Instituto BRVANT de Pesquisa e Tecnologia, ao lado do filho mais velho, que é Engenheiro. Lá, ela atua como diretora de Recursos Humanos, Comunicação, Pesquisa e Marketing. “Fazemos parcerias com diversos institutos de fomento, desenvolvemos tecnologia de ponta para empresas e ações sociais para algumas entidades de Mogi”, conta.
Além disso, continua com a coordenação de cursos de pós-graduação na Braz Cubas e dando aulas na Universidade de Mogi das Cruzes. O sonho dela é terminar o doutorado e fazer muitas viagens com a família. “Posso dizer que me considero uma mulher realizada e feliz. Para mim é gratificante o trabalho, e a rotina profissional me ajuda muito Também faço questão de cuidar da parte espiritual”.