O deputado Luiz Carlos Gondim (SD) comemorou a notícia que recebeu da Secretaria de Estado de Saúde sobre a retomada dos serviços de hemodinâmica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. O atendimento será feito pelo Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), contratado pelo Estado, para prestar o serviço no município. O parlamentar vinha lutando para que o tratamento voltasse a ser realizado no município desde o ano passado, quando o antigo equipamento apresentou problemas e teve que ser desativado.
"Para conseguir fazer os procedimentos como cateterismo, por exemplo, os pacientes de Mogi e região estavam sendo encaminhados para São Paulo, onde tinham que esperar um bom tempo para receber o tratamento. Além dos problemas de saúde, essas pessoas eram submetidas a um forte estresse, por causa da demora e do receio de perder a própria vida por não conseguir atendimento em tempo", relata.
Gondim, que também atua como médico em Mogi, lembra que teve diversas reuniões com o secretário adjunto estadual de Saúde, Wilson Pollara, para cobrar providências e a aquisição do novo equipamento. "Estamos comemorando a notícia, mas mesmo assim vamos ficar atentos para acompanhar o processo e verificar se realmente o novo equipamento, de fabricação nacional, tem intensidade necessária para realizar não apenas os tratamentos cardíacos, mas também os procedimentos vasculares e neurológicos", comenta.
O equipamento que faltava é digital, com alta definição, utilizado para obtenção de imagens cardiovasculares, angiográficas, neurológicas e intervencionistas.