Em breve, o prédio da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Ferraz de Vasconcelos começará a ganhar formas. Há 20 dias, aproximadamente, a colocação dos pilares tiveram início. Ontem, já era possível ver parte do esqueleto da edificação e de alguns pavimentos, além de caminhões e máquinas trabalhando na construção da unidade. Atualmente, os serviços estão em fase de montagem das estruturas de concreto.
Os serviços de construção da unidade teve início em novembro do ano passado. Em dezembro, os trabalhos estavam em fase de sondagem para a fundação e sustentação do prédio. Até o mês passado, as obras da Fatec continuaram na fase de preparação preliminar do terreno para começar a receber a estrutura.
O prédio será levantado em um espaço de 24,9 mil metros quadrados e terá 8,9 mil metros de área construída na rua Professor Cláudio Abraão, no Jardim São João, e deve ser concluída em 2018.
A sede da futura Fatec, orçada em R$ 33 milhões, terá quatro pavimentos, dos quais vão abrigar 19 salas de aula, 16 laboratórios, além de auditório e biblioteca. A instituição de ensino já prevê diversos cursos de graduação tecnológica, entre eles Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos, que levarão em conta a demanda da região.
Essa será a terceira Fatec na região do Alto Tietê, que terá capacidade para 1,4 mil estudantes. Até o momento, a região conta com duas Faculdades de Graduação Tecnológica do Governo do Estado; uma em Mogi das Cruzes e outra em Itaquaquecetuba. (F.F.)