Anteontem, foi anunciada uma novidade para quem quiser abrir conta-corrente ou poupança por meios eletrônicos. Os clientes bancários agora podem abrir ou fechar suas contas usando a internet.
As regras já estão valendo e de acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN), que as regulamentou, a população poderá utilizar instrumentos e canais remotos para esse tipo de serviço.
Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.
De acordo com o promotor de vendas em Mogi das Cruzes, Danilo Alberto, a nova opção veio para ajudar. "Acho mais prático e menos burocrático".
Questionado também sobre o sistema eletrônico, Alberto comentou. "Total confiança no sistema não tenho, mas sendo bem orientado e sabendo acessar o site corretamente, não vejo problema algum em utilizá-lo", opinou.
Para o engenheiro civil Bruno Kikuchi, a medida também facilita muito a vida de todos. " Há um tempo atrás estava querendo encerrar minha conta, já que estava estudando em outra cidade, e foi difícil encontrar tempo para ir até a minha agência fazer isso", comentou.
Entretanto, o engenheiro, que atualmente mora em Suzano, afirma estar ainda um pouco inseguro com essa nova opção. "Como se trata de um procedimento eletrônico, fico um pouco apreensivo. É preciso se informar muito bem antes de qualquer passo", ressaltou.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por sua vez, esclarece que as instituições financeiras irão analisar a norma para se adequarem e estabelecer os procedimentos e controles para garantir a integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo.
* Texto sob supervisão do editor.