A construção do novo Hospital das Clínicas (HC) de Suzano está 90% concluída e a previsão é de que inauguração seja relizada em junho. As informações foram transmitidas ontem durante apresentação de relatório em reunião do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Wilson Pollara, com o deputado estadual Estevam Galvão (DEM).
De acordo com o superintendente do HC de São Paulo, engenheiro Antônio José, resta apenas a aquisição de equipamentos (marcenaria, mobiliário e camas hospitalares), implantação do sistema de ar condicionado, ligação definitiva de energia e comunicação visual. "Toda a estrutura do prédio está pronta, resultando em um investimento de mais de R$ 34 milhões", afirmou.
Estevam cobrou ainda melhorias no entorno do hospital e substituição do muro por grades, para facilitar a visualização e a identificação da unidade. No entanto, devido à grande quantidade de árvores a ação não será possível. "Não temos autorização dos órgãos ambientais para qualquer intervenção nesta área de mata, portanto faremos investimentos na portaria já existente, garantindo melhor visualização e acesso facilitado dos pacientes ao atendimento médico", adiantou Pollara.
Com a conclusão da obra, a população ganhará 250 novos leitos, sendo 120 para o novo HC e 130 para a unidade de retaguarda, já existente e que também recebe investimentos para reforma de toda sua estrutura. Suzano também passará a contar com um completo Centro de Diagnóstico por Imagem.
"Teremos o atendimento hospitalar, realizado por meio de encaminhamento pelos postos de saúde e pronto-socorros da região, além do serviço médico especializado, que atenderá diretamente os pacientes que forem até o hospital para consultas e realização de exames", detalhou o superintendente.
"Realizamos uma vistoria no local no início deste ano e constatamos que as obras estão em fase final, com grande parte das salas já finalizadas, piso instalado em toda sua extensão e as partes elétrica, hidráulica e fachada lateral concluídas", afirmou Estevam.