Ontem houve o início da primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, com a imunização dos profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados. Antecipada este ano pela Secretaria Estadual da Saúde, no Alto Tietê, os municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá já receberam suas primeiras doses da vacina contra o vírus H1N1, causador da gripe A. Ao todo, são mais de 100 mil quantidades distribuídas só na região.
Vale lembrar que, a partir do dia 11, serão vacinadas as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais e as gestantes. Já no dia 18 de abril as doses estarão liberadas para pessoas com doenças crônicas, puérperas (mulheres em fase de pós-parto) e indígenas. A nova vacina protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane).
Em Mogi das Cruzes, em torno de 6,5 mil profissionais da área da saúde, entre eles funcionários de hospitais e Pronto Atendimentos públicos e privados sejam vacinados durante esta semana.
De acordo com a prefeitura mogiana, os grupos prioritários somam 75 mil pessoas. A administração municipal ainda lembra que a cidade já recebeu ontem a quantidade de doses suficientes para a primeira etapa de vacinação e aguarda novos repasses.
Na cidade de Suzano a campanha vai até o dia 20 de maio, com o dia "D", marcado para o próximo dia 30 de abril, com a campanha intensiva. De acordo com a prefeitura suzanense, a meta é vacinar 80% das 65.747 pessoas, que compõem os grupos de risco. O município recebeu, inicialmente, 32 mil doses da vacina.
Os poaenses também terão até o dia 20, do próximo mês, para se protegerem contra o vírus H1N1. Segundo a administração de Poá, ontem foram liberadas 12 mil doses para a primeira etapa da vacinação, que começa hoje. .
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ferraz espera vacinar 35 mil pessoas neste ano.
A vacinação teve inicio ontem para os profissionais da saúde.
Ferraz recebeu, na última sexta-feira, 20 mil doses para o início da campanha. As vacinas estão sendo distribuídas nas unidades de saúde do município, bem como nos serviços de saúde como Caps, SAE, Saúde Mental, Samu e no Hospital Regional da cidade. No ano passado, foram vacinadas em média 35 mil pessoas.
A campanha prossegue até 20 de maio, sendo o próximo dia 30 de abril o dia "D".
Já em Arujá, o município recebeu 9 mil doses a serem aplicadas durante a primeira etapa da campanha.
* Texto sob supervisão do editor.