O número de casos suspeitos da gripe A no Alto Tietê subiu. De acordo com os dados das Secretarias de Saúde de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano, até o momento 37 casos suspeitos de H1N1 foram notificados, sendo que seis deles deram negativo, ou seja, pelo menos 31 continuam sendo investigados.
Em Ferraz, conforme o Departamento de Vigilância Epidemiológica, houve 20 casos notificados, sendo seis com resultados negativos e 14 ainda em análise.
No município de Itaquá, já foram contabilizadas 14 notificações, sendo que, até a presente data, não foi possível verificar se alguma delas foi confirmada.
Neste ano, são apenas três casos suspeitos em Suzano. Segundo a administração municipal, os exames estão em andamento e não houve nenhum registro de óbito.
Já em Arujá, não há casos suspeitos ou confirmados da doença.
Causada pelo vírus H1N1, a gripe A já resultou na morte de mais de 35 pessoas no Estado. Em Mogi das Cruzes, houve a primeira morte relacionada ao caso e também a primeira na região do Alto Tietê. Com o surto, a Campanha de Vacinação, marcada para o dia 30, foi antecipada nos 39 municípios da Grande São Paulo.
* Texto sob supervisão do editor.