A 5ª edição do "Agita Ferraz", em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, atraiu três mil pessoas na manhã de ontem, no município. A iniciativa teve como ponto de concentração e partida a Praça do Centro de Convenções, na área central. 
Um caminhão de som saiu na frente, chamando os participantes para percorrerem o trajeto formado pelas avenidas Brasil, XV de Novembro, rua Vereador Diomar Novaes, retornando à avenida Brasil e ao ponto inicial na praça. A maioria dos participantes era formada por estudantes das escolas estaduais e municipais da cidade, além dos idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o público em geral.
O prefeito em exercício de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB), a dirigente regional de ensino de Suzano, Vera Lúcia Miranda, que coordena também as escolas de Ferraz; a secretária de Educação, Jussara Karen Derêncio Abdo, e os vereadores Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, e Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê, estiveram presentes.
O prefeito ressaltou a importância da iniciativa de conscientizar a população sobre a atividade física: "Tenho um médico, amigo meu, e até eles estão sendo orientados a reforçar esta orientação junto aos pacientes, para que todos sejam saudáveis e tenham mais alegria e disposição", afirmou.
Já a secretária Jussara reforçou a recomendação para que todos dediquem 30 minutos diários para as atividades físicas. O vereador Aurélio Alegrete, que falou em nome da Câmara de Ferraz, declarou que o esporte é um agente transformador para toda a população, desde os mais jovens até a Terceira Idade.
Para a dirigente de ensino, Vera Lúcia, além de demonstrar a importância da atividade física, a passeata também serviu para reforçar o apelo pedindo mais paz.
O trajeto todo contou com a agitação do grupo estudantil "Se Ligue", que mobilizou os estudantes das escolas estaduais Edir do Couto Rosa, Carlindo Reis, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Primorosa Jorge do Nascimento, entre muitas outras, que aderiram à caminhada. O coordenador Renatinho Ramos, do grupo Se Ligue, fez uma avaliação positiva de mais uma edição do evento e disse que este ano o número de jovens participantes foi bem maior: "Superou nossas expectativas", disse.
Algumas secretarias deram apoio ao evento, como a de Cultura, que ajudou a animar os participantes, antes da caminhada, com coreografias de dança a cargo da educadora física Sandra Petegrosso Soares. A Secretaria de Transportes também disciplinou o trânsito e a Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Guarda Civil Municipal (GCM) garantiu a segurança do evento.