Cerca de 700 alunos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba estão participando semanalmente de um projeto de combate às drogas. Realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Segurança Urbana, o "Programa Sementinha" do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard) tem como objetivo informar e orientar os alunos de sete escolas municipais por meio de palestras para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Esse trabalho é coordenado pelo Guarda Civil Municipal (GCM) Ramiro Garcia e conta com o apoio dos GCMs instrutores: Fábio Manoel, José Aquino e Jéssica Frederico. Segundo Garcia, os guardas realizam várias atividades lúdicas e teóricas em sala de aula.
Mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal é o foco desse programa que busca atender crianças, adolescentes e adultos. Durante as palestras há atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os estudantes evitem o assédio de traficantes de drogas.
"É ideal iniciar este trabalho o mais cedo possível, conscientizando as crianças sobre os perigos causados pelas drogas. São informações necessárias para que elas se sensibilizem e multipliquem essas orientações em casa, com os colegas, amigos e vizinhos", comentou o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).
São beneficiadas com esta ação as seguintes escolas municipais: Ítalo Adami, Profª Maria Eulália Nobre Borges, Profª Roseli Aparecida Mendes, Santino Hayashi Amano, Orlando Bento da Silva, Dr. Charles Henry Tyler Townsend e Sebastião Gregório dos Santos. Para o segundo semestre, a expectativa é atender aproximadamente mais 800 crianças das unidades escolares.