A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou ontem ações lúdicas com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Nizilda Alves de Godoy, no bairro Fazenda Aya, na zona rural, como parte da campanha "Diga Não ao Trabalho Infantil, Você Também Pode Ajudar".
Por ser uma região da cidade com alto índice nos registros de crianças trabalhando em olarias e nas lavouras, a unidade de ensino foi escolhida.
Equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Parque Residencial Casa Branca e da Polícia Militar realizaram as atividades orientativas. A intenção é formar multiplicadores no combate ao trabalho infantil, incluindo professores, pais de alunos e a comunidade em geral.
Outras parcerias foram firmadas para potencializar as ações e ampliar o alcance à população. A PM foi envolvida trazendo ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), tendo em vista que umas das situações mais graves de trabalho infantil é o tráfico de drogas, bem como com a Secretaria de Educação, Saúde e também o Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A titular da pasta, Leonice Ramos Ferreira, destacou a importância da participação de outros segmentos que atuam na área da infância e pediu a contribuição e apoio da população na denúncia de casos de trabalho infantil pelo Disque 100, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
"Muitas crianças e adolescentes assumem responsabilidade de pessoa adulta quando exercem atividades de trabalho. São locais de trabalho diversos como pedreiras, carvoarias, ambiente doméstico, feiras livres, lixões, comércio informal, borracharias, matadouros, agricultura, entre outros", disse Leonice.
Ao final dos trabalhos na escola, todos os alunos receberam cata-ventos, objeto que simboliza a luta contra o trabalho infantil em todo o Brasil. A Emef Nizilda Alves de Godoy continuará com as ações posteriores objetivando a formação de multiplicadores por meio de ações educativas e orientações junto à comunidade escolar.