"Mulher de Ação". Esse foi o tema escolhido para homenagear as varredoras das áreas urbanas de Itaquaquecetuba no final de semana. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
A atividade contou com palestras, oficinas, entrega de certificados, orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sorteio e distribuição de brindes, apresentação de Karibo e um almoço especial.
Com objetivo de mostrar a importância que o trabalho feito pelas varredoras tem para o município e a sociedade, a palestrante e psicóloga do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Maria Aparecida Pinto, aproveitou para "dignificar" a profissão e o serviço feito por cada uma das 82 servidoras da Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquá.
As servidoras também participaram de outras duas atividades, nas quais foram abordados temas como autoestima, a força da mulher, machismo, preconceito, violência doméstica, entre outros. Na oportunidade, também foram apresentados os projetos da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, pela secretária da pasta, Fabiana da Cunha Fernandes da Costa, e sua equipe.
"Essa homenagem que fazemos a vocês hoje (ontem) é uma determinação do nosso prefeito Dr. Mamoru Nakashima (PSDB), que, como médico, considera a profissão de vocês tão importante quanto a dele. Sabemos que para fazer o que vocês fazem, todos os dias, é preciso muita atitude. E que nem sempre as pessoas param para reconhecer esse trabalho. Mas quero dizer que, se todos os dias, caminhamos por uma cidade mais limpa, é graças a cada uma vocês", frisou Fabiana.
O evento também contou com a participação da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima. "Sem o trabalho de vocês viveríamos no caos. Vocês são mulheres de ação, que todos os dias levantam cedo, cumprem seus deveres de mãe, esposa, chefe de família, muitas vezes, e saem para trabalhar e deixar a nossa cidade mais limpa. Não poderíamos criar uma programação para marcar o dia sem destacar o papel importante que vocês desenvolvem", disse.