Pacientes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim Maitê, em Suzano, reclamam que há mais de três meses não conseguem ter atendimento odontológico no local. O motivo é que a cadeira utilizada pelo dentista está quebrada e, sendo assim, o profissional não consegue realizar o seu trabalho.
De acordo com a população que necessita do serviço odontológico no posto de saúde do bairro, a prefeitura já prometeu entregar um equipamento novo, porém até agora nada foi feito para solucionar o problema.
Segundo a promotora de eventos Karina de Carvalho, há cerca de três meses ela busca atendimento para o seu filho de 6 anos. "O dentista já remarcou três vezes a consulta por causa da cadeira quebrada", comenta. "É uma situação complicada", completa.
Segundo o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), contratado pela Prefeitura de Suzano para administrar esta e outras UBSFs da cidade, amanhã será feita a troca da peça quebrada para que assim a cadeira possa acomodar novamente os pacientes.
"A cadeira passou por uma avaliação e foi constatado pelos técnicos um problema na peça que sustenta o encosto de cabeça", explica Talita Tanaka, da equipe de apoio técnico do INTS. "A demora ocorreu por conta de que estávamos sem peça de reposição", lembra.
Talita ressalta que todos os pacientes que não conseguiram ser atendidos enquanto o problema estava constatado, foram reagendados para novas datas. Nos casos graves, segundo ela, os mesmos foram encaminhados para outras unidades de saúde próximas.
* Estagiária sob supervisão do editor.