A Secretaria de Saúde de Ferraz já encontrou até agora 600 possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zíka vírus e chikungunya nos mutirões realizados na terceira semana consecutiva no município. No último sábado foram 119 focos; na semana anterior 190 e no primeiro mutirão foram 291. A pasta visitou 1.893 imóveis neste final de semana e mesmo sem ter a larva já no recipiente, os agentes de vetores e os agentes comunitários de saúde eliminaram os possíveis criadouros.
A ação visitou os bairros Vila Corrêa, Jardim San Giovani, Vila São Paulo, Vila Margarida e Jardim São Lázaro. Foram mobilizados cerca de 60 profissionais da pasta para uma ação de combate ao mosquito onde a Vigilância Sanitária do município recebeu notificações de suspeitas das doenças. É a terceira semana consecutiva que os agentes visitam os bairros do município.
A equipe que trabalhou na oportunidade contava, além dos agentes, com enfermeiros e coordenadores, que atuaram monitorando a ação da própria Vigilância Sanitária. Os grupos, que foram divididos para a ocasião, retiraram e limparam os recipientes e locais com água parada e com a larva.
Em lugares que apresentaram dificuldades de serem alcançados, como lajes, por exemplo, os agentes orientaram os munícipes a como usarem sal e cloro de forma certa para a eliminação e proteção do local.
Poá
Na sexta-feira e no sábado, os moradores do Jardim América, em Poá, receberam a força-tarefa da prefeitura no combate ao Aedes aegypti. Os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Segurança (Defesa Civil) e de Serviços Urbanos (SSU) visitaram 586 casas nos dois dias de ação.
Mais de 40 funcionários participaram do mutirão que tem como objetivo identificar possíveis criadouros do mosquito, eliminar os focos e orientar os moradores sobre medidas preventivas. Foram encontrados focos de dengue em 60% das casas visitadas no Jardim América, em oito foram coletadas larvas do mosquito. A SSU também retirou grande quantidade de materiais inservíveis do bairro que encheu dois caminhões.