A Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos está com um novo projeto: recuperar nascentes da cidade. A meta é, neste ano, recuperar dez pontos localizados em ambiente público ou privado, na área urbana e rural. A pasta já efetivou um decreto que será avaliado pelo prefeito em exercício, José Izidro Neto (PSDB).
O objetivo da pasta é levantar todas as nascentes de Ferraz e dar uma identidade a ela. "Ferraz tem uma parte manancial, então temos muitas nascentes que não sabemos que existem. Queremos identificar todas elas e dar um nome, além de oferecer proteção por lei", conta o secretário de Verde e Meio Ambiente, Clóvis Caetano da Silva.
A Secretaria estima que oito bairros ferrazenses tenham pontos onde nasce um curso de água. Além de recuperar as nascentes existentes, a pasta pretende criar uma estrutura para garantir que continue no local, evitando que seja danificada ou tapada.
"A água é o ouro da vida. Temos que preservar essa riqueza que temos hoje, porque não sabemos o que acontecerá com ela amanhã. Esse projeto do Verde e Meio Ambiente vem para mostrar que temos essa preocupação e que ela não vai cessar. Vamos preservar nossas nascentes, garantir que fiquem intactas", enfatiza Clóvis.
A pasta já iniciou o trabalho de identificação de algumas nascentes. Até o momento, doze delas foram encontradas e visitadas.
Além do envolvimento da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, as ações contarão com o apoio de outras pastas municipais. "Nós precisaremos muito da ajuda de toda administração, principalmente no quesito da educação ambiental. A ideia da preservação começa na educação", conta Clóvis.