As ruas da Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos, estão recebendo reparos emergenciais nesta semana. Toda a rede de esgoto do bairro que foi feita pela própria Prefeitura de Ferraz e não pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está sendo desobstruída.
O caminhão que começou a fazer a limpeza da rede chegou ao local na manhã de ontem para realizar o serviço. Com as chuvas ocorridas nos últimos dias, o bairro e toda a comunidade sofreram com os dejetos do esgoto que volta para a rua ou mesmo para as casas.
Na semana passada, os moradores do bairro foram em comissão até o gabinete do prefeito em exercício José Izidro Neto (PSDB) para pedir ajuda em relação aos problemas que eles estão vivenciando.
Além da rede de esgoto entupida, os moradores sofrem com os buracos e crateras. Após a desobstrução da rede de esgoto o próximo passo será passar a máquina no local para melhorar a situação das ruas do bairro.
Ontem pela manhã, o prefeito esteve no bairro para conversar com os moradores e acompanhar este início de trabalho. As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão fazendo as melhorias e reparos em vários bairros da cidade, mas a demanda tem sido grande em todo o município: "Vamos procurar dar mais dignidade a estes moradores que sofrem bastante com a falta de recursos e investimentos para que pelo menos eles não tenham problema de esgoto, que além do mau cheiro pode ocasionar várias doenças. Estamos trabalhando bastante em todos os bairros e os caminhões e máquinas da prefeitura nem bem terminam um bairro já seguem para o outro", afirmou Izidro.
O prefeito percorreu as ruas da Vitória e Bonsucesso para conversar com os moradores e acompanhar o início dos trabalhos de perto. Não há prazo para que os serviços sejam concluídos, mas deve ocorrer em breve porque o trabalho foi intensificado ontem.
Além da drenagem, a Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (Cetip), da prefeitura de Ferraz, está fazendo um serviço de manutenção e substituição de várias lâmpadas na rede de energia elétrica das ruas do bairro.