O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) recebeu na tarde de ontem, em seu gabinete, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), para a entrega do Plano Diretor de Turismo. O documento, que será encaminhado à Secretaria de Estado do Turismo, visa oficializar Suzano como cidade de interesse turístico, podendo assim angariar investimentos para o setor e trazer desenvolvimento econômico para o município.
De acordo com o prefeito, o Plano Diretor de Turismo é fundamental para Suzano, uma vez que, além dos investimentos públicos que podem ser utilizados, todos os componentes que fazem parte da estrutura turística da cidade serão colocados em evidência. "Suzano possui inúmeras opções de turismo de aventura, ecológico, radical, além de uma série de locais históricos e de lazer. Outra busca da cidade é a vinda da Ceagesp, que trará empregos e a oportunidade do turismo gastronômico. Tudo isso vai gerar emprego e renda para a população, além do desenvolvimento que a cidade precisa", argumentou Tokuzumi.
O Plano Diretor de Turismo é um estudo técnico que permitirá à cidade ter o status de interesse turístico. O mesmo foi iniciado há dois anos e concluído agora. Com sua aprovação, perante o Estado, Suzano poderá ter projetos aprovados ao longo do tempo, por meio da liberação de recursos voltados para o turismo.
Demandas como a do Parque Mirante, Rodoviária, Praça das Artes, Centro de Referência Ambiental e Centro de Convenções podem se tornar realidade. O projeto seguirá para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelo deputado Estevam Galvão (DEM).
Estiveram no encontro o diretor de Turismo e vice-presidente do Comtur, Cláudio Rocha, os secretários Rafael Garcia (Desenvolvimento Econômico), José Raimundo (Governo), o turismólogo Peter Gomes, além de conselheiros e técnicos do grupo responsável pela elaboração do documento.