Suzano ganhou ontem uma obra de arte em homenagem ao título de "Cidade das Flores". Criada pelos escultores Lúcio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt, a obra "Dama das Flores" foi instalada na Praça Cidade das Flores. Esta é primeira das cinco esculturas que serão instaladas pela prefeitura em locais estratégicos nos próximos meses.
A "Dama das Flores" tem 11 metros de altura e pesa 15 toneladas (12 da base e 3 da peça). Segundo os escultores responsáveis, que participaram de todo o processo de instalação da obra, a escultura é toda feita em aço inoxidável, com durabilidade de mais de 500 anos.
"É uma honra poder homenagear a cidade de Suzano com a nossa arte", afirmou Rodrigo. Pai e filho, os Bittencourt, disseram ainda que estão empenhados no desenvolvimento dos protótipos das outras peças. "O protótipo da escultura em homenagem à colônia japonesa, por exemplo, já está pronto", contou.
A previsão é de que a próxima peça (um Tsuru - pássaro - que homenageia a cultura japonesa) seja instalada no final de abril na Praça do Sol Nascente. Também será homenageada a cultura indígena, com uma escultura na rotatória do Raffo do Índio Tibiriçá; a beleza negra, com uma obra no Parque Max Feffer; e a cultura nordestina, com uma escultura na rotatória da avenida Francisco Marengo, no Jardim Santa Inês. A instalação de todas as peças deve ser concluída em novembro.
"Particularmente, admiro bastante o trabalho do Bittencourt e tenho certeza que, por meio desse projeto, vamos proporcionar para a cidade locais muito mais agradáveis com a presença de obras culturais tão bonitas", disse o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).
Essa iniciativa foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB). Aproximadamente R$ 244.000,00 estão sendo investidos nesse projeto. "Essa é uma parceria entre o município e o governo federal para revitalização de praças e infraestrutura turística", explicou o diretor de Turismo, Claudio Rocha, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.