As obras para a implantação da Faculdade de Tecnologia do governo do estado de São Paulo (Fatec), em Ferraz de Vasconcelos, ainda se encontram na fase inicial, que compreende toda a preparação preliminar do terreno para levantamento das estruturas, segundo informações do Centro Paula Souza. O prazo para a inauguração da unidade é de dois anos, quando as primeiras matrículas devem ser efetuadas.
Os serviços de construção do prédio tiveram início em novembro do ano passado. Em dezembro, os trabalhos estavam em fase de sondagem para a fundação de sustentação do prédio, que terá quatro pavimentos. A reportagem do Dat esteve ontem no local e viu que, no terreno, havia uma máquina e poucos homens trabalhando.
A instituição de ensino está sendo implantada na rua Professor Engenheiro Cláudio Abraão, no Jardim São João. O espaço tem um total de 24,9 mil metros quadrados e a área construída será de 8,9 mil metros quadrados.
A estrutura da Fatec de Ferraz contará com 19 salas de aula, 16 laboratórios, auditório e biblioteca. As primeiras turmas devem iniciar as aulas em 2018, quando as obras estarão concluídas.
A unidade de ensino prevê cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos. Segundo o Centro Paula Souza, a oferta desses cursos foram elaboradas de acordo com a demanda da região.
Orçada em R$ 33 milhões, essa será a terceira Fatec do Alto Tietê, que terá capacidade para 1,4 mil estudantes. Até o momento, a região conta com duas Faculdades de Tecnologia, em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba. 
Suzano também poderá abrigar a quarta Faculdade de Tecnologia. A área foi definida no primeiro trimestre deste ano e o prédio deve ser construído na avenida Paulista, paralela com a avenida Mogi das Cruzes. A área na qual a instituição de graduação tecnológica será construída tem 26,5 mil metros quadrados. Em termos de estrutura, a previsão é que a Fatec suzanense tenha 26 salas de aula e laboratórios informatizados. Os cursos de Gestão de Produção Industrial e Redes de Computadores já foram garantidos pelo Centro Paula Souza para a unidade de ensino tecnológico. (F.F.)