O período para troca de partido está aberta e dois vereadores da Câmara Municipal já anunciaram suas transferências. O vereador Marcos Furlan deixou o PV pelo DEM. O parlamentar também assumirá essa semana a presidência do diretório municipal do partido democrata, que era comandada por Alvarindo Vicente de Souza, o palhaço Zig Zag. Outra baixa é do vereador Clodoaldo de Moraes, que trocará o PT pelo PR. A filiação com o partido republicano está agendada para o próximo dia 10.
Furlan informou que o convite para se filiar ao partido e assumir o diretório municipal do DEM foi feito pelo deputado estadual Estevam Galvão. "O PV é um partido muito bom, que abriu muitas portas. Eles entenderam meu desejo, e agora o desafio é formar uma chapa para que possamos disputar as eleições e emplacar alguns vereadores. O objetivo é eleger dois parlamentares", afirmou.
O democrata ressaltou que o grande desafio será recolocar o partido em evidência no município. "O partido está um pouco apagado. O primeiro passo é montar uma chapa e depois colocar nossa posição partidária. Vamos conversar com os possíveis candidatos a prefeito e ver qual se encaixa melhor ao nosso plano", acrescentou.
A saída de Moraes do PT já era anunciada desde o fim do ano passado. O vereador aguardava apenas a abertura da janela de troca de partidos para se filiar ao PR. O PT deve sentir mais a desfiliação do parlamentar, pois o grupo de apoio de Moraes dentro da legenda também está com "as malas feitas". A expectativa é que entre 150 e 200 filiados sigam o vereador. O montante representa quase 10% do quadro de filiados, que hoje gira em torno de 2 mil pessoas, de acordo com Moraes.
Amanhã, o parlamentar deve anunciar sua desfiliação e no da 10 de março assinará sua entrada ao partido republicano. Na legenda, deve brigar com outros candidatos por uma cadeira na Câmara, em 2017. Moraes já adiantou que "todos têm a oportunidade de trabalhar e que pretende estar entre os melhores do partido". A vinda do ex-petista para o PR tem a "benção" do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy.