Com apenas 17 anos e o sonho de ser o prefeito mais jovem da cidade, Itânio Mariano, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer, na Vila Industrial, está se preparando para ser o primeiro Jovem Prefeito Por um Dia de Mogi das Cruzes. Nesta segunda-feira, às 9 horas, o estudante e Noêmia Catarine Fonseca da Silva, eleita vice-prefeita, estarão no prédio sede da Prefeitura para participar de um dia na gestão municipal. Eles serão recebidos pelo prefeito Marco Bertaiolli e o vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, no Gabinete. Os eleitos terão encontros com secretários municipais.
Os jovens participaram do concurso "Jovem Prefeito por um Dia", realizado em 2015, durante a elaboração do Plano Municipal da Juventude (PMJ). Mogi das Cruzes é uma das primeiras cidades a contar com o documento. Prefeito e vice-prefeito foram eleitos dentre as escolas que mais enviaram propostas por meio do Grêmio Estudantil. O objetivo foi destacar a importância do protagonismo juvenil e agradecer a participação de cerca de 55 mil alunos da rede pública de toda a cidade na construção do plano. "Eles passarão o dia inteiro conosco administrando a cidade, entendendo as dificuldades e como é administrar uma cidade de quase 500 mil habitantes", disse Bertaiolli. 
Itânio iniciou a sua trajetória no Grêmio Estudantil, ainda na 7ª série, quando comandou a agremiação da escola pela primeira vez. Após uma gestão de dois anos, saiu por um ano e retomou as atividades em 2015, quando foi eleito presidente da agremiação e indicado para representar a escola como no Prêmio Prefeito Jovem por um dia. "Fizemos um trabalho intenso para apresentarmos muitas propostas e já havia um consenso, que eu seria o escolhido, sou o mais engajado politicamente", avaliou o jovem. Neste ano, já é candidato à reeleição para o grêmio.
Sobre a segunda-feira, a expectativa é positiva. "Estou otimista, vai ser um dia produtivo", avalia o jovem, que deseja se dedicar 100% para seguir a carreira política. Morador do Jardim Layr, ele espera que este trabalho com a juventude renda frutos. "Acho que isso é um primeiro grande passo. Podemos desenvolver muito mais lá na frente. Estou otimista que isso dê certo e que possa ser aprimorado para os outros que virão depois".
A vice-prefeita é Noêmia Catarine Fonseca, indicada pela Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, no Jardim Santa Teresa. Em 2015, seu último ano do Ensino Médio, resolveu atuar no grêmio da escola e foi eleita vice-presidente. "Era ativa e sempre me envolvi em todas as atividades, por isso a escola me escolheu.Será uma experiência única. Quero conhecer tudo o que o prefeito faz", diz a jovem.
Plano Municipal
da Juventude
O Plano Municipal da Juventude, concluído em dezembro de 2015, recebeu mais de mais de 300 propostas. Os principais temas foram a oportunidade do primeiro emprego e cursos profissionalizantes, pré-vestibular público, cultura e lazer nos bairros e transporte público. "Vimos muitos jovens que querem fazer mudanças e construir a cidade que queremos aqui em Mogi", avaliou Alessandra Monteiro, presidente do Conselho Municipal da Juventude.