Eleitos prefeito e vice-prefeito no concurso "Jovem Prefeito por um dia", realizado no ano passado, durante a elaboração do Plano Municipal da Juventude (PMJ), os estudantes Itânio Mariano e Catarine Fonseca da Silva vivenciaram, na última segunda-feira, um dia na gestão municipal. A programação contou com a recepção dos jovens pelo prefeito da cidade, Marco Bertaiolli (PSD), na sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde ele apresentou sua rotina de trabalho. 
Ontem, acompanhados pela coordenadora da Escola de Governo e Gestão, Maria Marinês Mazaro Piva, e da presidente do Conselho Municipal da Juventude, Alessandra Monteiro, os jovens visitaram a redação do Grupo Mogi News e aproveitaram para contar um pouco sobre a experiência que tiveram. "Foi um dia muito produtivo para ver como as coisas funcionam dentro de uma administração municipal", contou Itânio, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual "Dr. Deodato Wertheimer".
Para a vice-prefeita jovem e ex-aluna da Escola Estadual "Historiador Isaac Grinberg", Catarine, a experiência foi "única". "Hoje fomos nós os eleitos, amanhã podem ser outras duas pessoas contempladas", lembrou. 
Um ponto que foi destacado pelos jovens foi a integração entre o trabalho dos secretários. Eles visitaram as secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Cultura. 
Mogi é a primeira cidade do Alto Tietê e uma das dez únicas, no País, que está concluindo um Plano Municipal de Politicas Publicas de Juventude. O prefeito encaminhou na última segunda, à Câmara Municipal, o projeto de lei do Plano Municipal da Juventude (PMJ). O projeto contou com a participação de 55 mil alunos da rede pública, em que o Conselho Municipal da Juventude recebeu mais de 300 propostas. Os principais temas foram a oportunidade do primeiro emprego e cursos profissionalizantes, entre outros.
* Texto supervisionado pelo editor.