O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) oficializou na noite de ontem a entrega do Selo de Qualidade outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC).
A conquista, segundo o secretário de Saúde, Marcello Cusatis, é resultado de um esforço coletivo, feito pela administração municipal, para que a unidade fosse aberta e atendesse a população com excelência.
Ele ressaltou ainda que, dos 6.062 hospitais que funcionam hoje no País, apenas 65 receberam a certificação.
Para conquistar o Selo de Qualidade, o Hospital Municipal foi avaliado pela Fundação Vanzolini entre os dias 1º e 4 de dezembro do ano passado, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação.
A ONA 1 - Acreditado é concedida somente às unidades de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além de processos de trabalho.
"Nós conseguimos unir tecnologia, com equipamentos de ponta, e humanização do atendimento e acredito que esse seja o diferencial", destacou o chefe da pasta.
Segundo ele, a conquista do selo significa a quebra de um paradigma. "Um serviço público não precisa ser ruim, como se pensa muitas vezes no Brasil. Para se fazer um atendimento bom ou ruim, o trabalho é o mesmo, então porque não fazer um serviço de boa qualidade?", questionou.
A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade filantrópica gestora do hospital, também destacou o alto nível dos serviços oferecidos na unidade.
"Para nós, da Pró-Saúde, a conquista da ONA 1 ao Hospital Municipal de Mogi é motivo de orgulho e uma responsabilidade cada vez maior. Porque mostra que, sim, é possível oferecer saúde pública de qualidade para quem mais precisa", destacou o vice-presidente, Dom Hugo da Silva Cavalcante.
O evento realizado no Teatro Vasques, contou com a presença de representantes de hospitais particulares da cidade, de entidades relacionadas à saúde e do governo do estado, entre outras autoridades. "Todos envolvidos com o tema saúde em nossa cidade foram convidados e prestigiaram essa conquista, que é de todo o município", concluiu Cusatis.