A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes realizou ontem, em comemoração ao Dia Mundial da Água, um circuito de atividades na sede da unidade, no Distrito de Jundiapeba. Os alunos do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, também festejaram a data com uma ação em parceria com Furnas. Hoje haverá uma palestra ministrada por educadores da Escola Ambiental, na Escola Municipal Dr. Isidoro Boucault, na Vila da Prata.
"Este é um tema que sempre estamos trabalhando. Buscamos oferecer atividades pedagógicas a professores e alunos com o intuito de estimular as ações diárias para o uso responsável deste recurso limitado, sensibilizando a todos sobre a importância da água para a manutenção da vida", disse Angélica Lucas Bezerra, coordenadora da Escola Ambiental. No período da manhã foram atendidos os alunos do Cempre Dra. Ruth Cardoso, do Jardim Layr e à tarde, os estudantes da Escola Municipal Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, no Jardim Nove de Julho.
No laboratório, os alunos de educação infantil e ensino fundamental aprenderam sobre a condução de líquido nas plantas, a permeabilidade do solo, doenças transmitidas pela água e a disponibilidade deste recurso no planeta. As crianças participaram de contação de histórias na sala de estudos e fizeram uma pesquisa de campo para encontrar vestígios de água em diferentes locais na área externa da Escola Ambiental. O objetivo é que os alunos desenvolvam atitudes responsáveis na conservação e consumo consciente da água.
Celebrando também o Dia da Água, os alunos do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, participaram de atividades com Furnas, empresa que desenvolve com os estudantes o projeto Faixa Verde Comunitária. As crianças participaram de ações sobre alimentação, energia e água. O projeto caracteriza-se por ser uma atividade contínua em que os alunos são sensibilizados e conscientizados sobre a importância do meio ambiente para todos.
Hoje, o tema será trabalhado com 320 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Dr. Isidoro Boucault, na Vila da Prata. A equipe da Escola Ambiental fará uma palestra para os alunos na unidade escolar. Está em andamento também o curso "Recursos Hídricos e Florestas", promovido pela Escola Ambiental para professores da rede municipal. A formação é semipresencial e tem como objetivo abordar conceitos relevantes à gestão destes recursos e o papel da escola em sua preservação.