As obras para a implantação da Faculdade de Tecnologia do governo do estado de São Paulo (Fatec), em Ferraz de Vasconcelos, ainda se encontram na fase inicial, que compreende toda a preparação preliminar do terreno para levantamento das estruturas, segundo informações do Centro Paula Souza. O prazo para a inauguração da unidade é de dois anos.
Os serviços tiveram início em novembro de 2015, quando os trabalhos estavam em fase de sondagem para a fundação de sustentação do prédio, que terá quatro pavimentos. A reportagem do MN esteve ontem no local e viu que, no terreno, havia uma máquina e poucos homens trabalhando.
A instituição de ensino está sendo implantada na rua Professor Engenheiro Cláudio Abraão, no Jardim São João. O espaço tem um total de 24,9 mil metros quadrados e a área construída será de 8,9 mil metros quadrados.
A estrutura da Fatec de Ferraz contará com 19 salas de aula, 16 laboratórios, auditório e biblioteca.
A unidade de ensino prevê cursos de graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção Industrial e Processos Metalúrgicos.
Orçada em R$ 33 milhões, essa será a terceira Fatec do Alto Tietê, que terá capacidade para 1,4 mil estudantes. Até o momento, a região conta com duas Fatecs, em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba. 
Suzano também poderá abrigar a quarta Faculdade de Tecnologia. A área foi definida no primeiro trimestre deste ano e o prédio deve ser construído na avenida Paulista. A área tem 26,5 mil metros quadrados e a previsão é que a Fatec suzanense tenha 26 salas de aula e laboratórios informatizados. Os cursos de Gestão de Produção Industrial e Redes de Computadores já foram garantidos pelo Centro Paula Souza para a unidade de ensino tecnológico. (F.F.)