O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ferraz de Vasconcelos já está atendendo em novo endereço na avenida Dom Pedro II, 246, no centro ao lado da Câmara de Ferraz. A inauguração deste novo espaço será no próximo dia 18, a partir das 10 horas.
O Creas funciona há 10 anos em Ferraz, mas desde dezembro do ano passado, passou a atender neste endereço. Anteriormente, os atendimentos da unidade ocorriam em três salas dentro do Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco.
"Um dos motivos para a mudança era que, antes éramos limitados a apenas três salas, sem opções para trabalhar em grupo. Agora na nova sede temos condições de prestar um melhor atendimento com muito mais espaço", explicou a coordenadora do Creas, Regina Célia Novaes Oliveira.
Sete técnicos entre assistentes sociais e psicólogos dão atendimento no Creas, a indivíduos e famílias residentes no município e que tenham seus direitos violados em razão de violência física, psicológica, sexual e exploração sexual, negligência e trabalho infantil.
O Creas atende também adolescentes que cometeram atos infracionais e cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida e ou prestação de serviços à comunidade.
No Creas são oferecidos atendimento psicossocial individual, familiar, orientações jurídicas, oficinas de apoio, atendimento socioeducativo individual, atendimento familiar, visita domiciliar e encaminhamentos para atendimento junto à rede de serviços.
O que mais predomina no atendimento realizado no município, segundo informou Regina, são os casos de violência física contra a mulher, violência psicológica e casos de agressão infantil: "Infelizmente o nosso trabalho começa quando os direitos já foram violados, mas damos todo o suporte possível para que a pessoa posse se reintegrar na sociedade", afirmou.