O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) atendeu cerca de cem famílias, na tarde de ontem, com a distribuição de hortaliças para moradores do Parque Umuarama, em Suzano. A ação faz parte de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, que atende pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Foram distribuídos alface, cebolinha, beterraba, couve-flor e acelga para complementar a mesa dessa famílias. A entrega ocorreu na Associação dos Moradores do Parque Umuarama e Adjacências. "Iniciamos o programa nesta semana e vamos atender todos os bairros", garantiu o titular da pasta responsável pela ação, Oswaldo João de Souza Filho. "Hoje, antedemos a parte sul da cidade. Na semana que vem estaremos na parte norte do município. Podemos atender tanto o Miguel Badra, como São José e demais bairros", adiantou o secretário.
Souza Filho ainda lembrou que Suzano conta com um total de 98 entidades cadastradas, no entanto, 72 estão sendo atendidas pelo programa. "As demais não estão devidamente atualizadas com suas documentações. Estamos aguardando a atualização e, provavelmente, esse número aumentará", disse. O chefe da pasta ainda lembrou que o programa segue na cidade até o dia 31 de dezembro. "Temos uma verba do governo federal no valor de R$ 935 mil para compra desses produtos. Essa iniciativa também favorece os produtores da cidade, assim a economia fica dentro do município", destacou.
Beneficiados
A ajudante geral Márcia Aparecida Canuto, de 30 anos, aprovou a iniciativa. "Sempre que acontecem essas ações eu participo. Hoje está tudo tão caro e essa doação ajuda bastante", contou. "Eu diria que é a nossa carne verde. E como estou desempregada, acabo dependendo disso".
A dona de casa Laura Sousa, 59, também avaliou a distribuição dos produtos como positiva para os moradores do bairro. "Essa ajuda complementa minha mesa e a de todos aqui".
A desempregada Aparecida de Sousa, 65, disse que sempre participa das ações. "Eu consigo economizar bem. As verduras estão custando muito caro e agora tenho um gasto a menos". (F.F.)