A Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu, na última semana, a Capacitação para Profissionais dos Acolhimentos Institucionais, com objetivo de contribuir no processo de qualificação dos servidores no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O curso foi direcionado para profissionais da alta complexidade dos serviços de acolhimento institucional voltados para crianças e adolescentes.
O principal objetivo foi colaborar para uma leitura crítica por meio de conceitos básicos, discussão de problemas e desafios, compartilhamento das metodologias e experiências, além de poder contribuir na construção de mediações para examinar a fundo práticas em diversos aspectos que envolvem a alta complexidade. Os encontros foram iniciados em dezembro e finalizados no último dia 25, totalizando uma carga horária de 25 horas, onde também foram exploradas questões levantadas pelos profissionais.
Entre os eixos debatidos estão: Dimensão Sócio-Histórica da família; Desigualdade de Gênero e Geracionais; Família Contemporânea; A História Social da Infância; Marcos Legais; Violências e violações de direitos; Institucionalização, Concepção de Proteção Social e Responsabilização da Família; Promoção de Defesa e Efetivação do Direito à Convivência Familiar e Comunitária da Criança e do Adolescente - Da construção à Operacionalização; A questão dos Vínculos e o Papel do Estado - Rede de Apoio, Reconstrução, Convívio.
As aulas foram ministradas por Joana Maria Gouveia Franco Duarte, graduada, mestra e doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP, especializada no estudo de dilemas e desafios da Proteção Social Especial, tema de sua dissertação de mestrado. Ela também é docente na pós-graduação da FMU-SP em cursos de especialização em Trabalho Social com Famílias, Organização e Gestão de Políticas Sociais e Trabalho Interdisciplinar com Crianças e Adolescentes.
É assistente social concursada da Prefeitura de Diadema em licença para dedicação ao doutorado.