A prefeita em exercício de Suzano, Viviane Galvão (DEM), entregou ontem duas importantes unidades de saúde: o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) "Entrelaços".
Vereadores e secretários prestigiaram os eventos que formalizaram os novos endereços destas duas benfeitorias. O CAPSi, segundo Viviane, é uma das mais importantes obras sociais da administração municipal. Isso porque é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais.
"Depois de ouvir o depoimento das mães que têm seus filhos cuidados por essa equipe tão dedicada,eu chego à conclusão que o CAPSi é a maior obra desta administração. Obra não é só aquela que leva concreto e cimento. O CAPSi é uma obra social feita com muito amor por estes profissionais".
A outra unidade entregue foi o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), destinado a pacientes com infecções transmitidas sexualmente. A equipe do local é composta por um médico infectologista, uma pediatra, um farmacêutico, um auxiliar de enfermagem, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um psicólogo e também um auxiliar de farmácia.
O SAE funcionava em outro endereço, mas a prefeitura decidiu transferir o atendimento para um local maior e melhor estruturado. "O SAE está em um espaço amplo, aconchegante e tranquilo. O mais importante é a pessoa reconhecer a doença e procurar o tratamento", opinou a prefeita.
Números
O SAE contabiliza atendimento regular de 500 portadores de HIV. Por dia, aproximadamente dez pessoas vão até o local para fazer o teste rápido para detectar o HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O CAPSi funciona na rua Batista Renzi, 186. O resultado do teste fica pronto em 40 minutos e é totalmente gratuito.